segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Fora de Sintonia apresenta: Alfredo Sternheim

O canal Fora de Sintonia, no início de 2018, apresentou um episódio especial dividido em duas partes, sobre a trajetória do cineasta Alfredo Sternheim, falecido em dezembro do ano passado. 
Na primeira parte, Alfredo relembra o início de sua carreira cinematográfica, quandocomeçou a trabalhar no início dos anos 60 como assistente do diretor Walter Hugo Khouri nos filmes "A Ilha" (1963) e "Noite Vazia" (1964). Depois dessa experiência, Alfredo realizou 25 filmes e se tornou um dos diretores mais importantes das produções que eram realizadas na chamada Boca do Lixo, na região central de São Paulo. O cineasta fala nesta primeira parte sobre seus primeiros seis trabalhos: "Paixão na Praia" (1972), estrelado pelos atores Ewerton de Castro e Norma Bengell, "Anjo Loiro" (1973), com Vera Fisher e Mario Benvenutti, "Pureza Proibida" (1974), com Rossana Ghessa e Zózimo Bulbul, "Lucíola, o Anjo Pecador" (1975), com Rossana Ghessa e Carlo Mossy, "Mulher Desejada" (1978), com Kate Hansen e Eduardo Tornaghi, e "Herança dos Devassos" (1979), com Sandra Bréa e Roberto Maya.
Na segunda parte da entrevista, o cineasta comenta sobre os sete filmes que dirigiu nos anos 80, antes de o cinema da Boca ser dominado pelo sexo explícito: "Corpo Devasso" (1980), com David Cardoso e Neide Ribeiro, "Violência na Carne" (1980), com Helena Ramos e Neide Ribeiro, o episódio "Gatas no Cio" do filme "Sacanagem" (1981), com Neide Ribeiro e Elisabeth Hartmann, "Amor de Perversão" (1982), com Paulo Guarnieri e Alvamar Taddei, "As Prostitutas do Dr. Alberto" (1981), com Meiry Vieira e Serafim Gonzalez, "Brisas do Amor" (1982), com Sandra Graffi e Sônia Mamede, e "Tensão e Desejo" (1983), com Sandra Graffi, Zilda Mayo e Zélia Diniz. Alfredo ainda dirigiu 13 filmes de sexo explícito nos anos 80, pois era a única forma de continuar fazendo cinema, já que os exibidores só queriam obras do gênero para passar nas telas. O cineasta preferiu não usar pseudônimo e acabou enfrentando problemas por causa disso. Dessa fase, destacam-se os filmes "O Sexo dos Anormais" (1984), com Cláudia Wonder e Sandra Midori, "Borboletas e Garanhões" (1985), com Débora Muniz e Sandra Midori, e "Corpos Quentes" (1987), com Ludmila Batalov e Elias Breda. Alfredo também fala sobre sua atuação como consultor da série "Magnífica 70", lançada na TV a cabo pela HBO Brasil em 2015. O cineasta comenta ainda sobre seu retorno à direção em 2014, quando foi responsável por um dos episódios do filme "Memórias da Boca", lançado em 2015, e que contou com a participação de duas de suas estrelas preferidas: Elisabeth Hartmann e Neide Ribeiro.

Assine os canais Fora de Sintonia e Mondo Darko para ser avisado de nossas próximas atrações.



Parte 1:





Parte 2: