sexta-feira, 25 de julho de 2008

Faca na Garganta (Switchblade Sisters / 1975)


Acabo de rever a produção de 1975, Switchblade Sisters, lançada aqui em VHS com o título de Faca na Garganta. Dirigido por Jack Hill é uma pérola do cinema exploitation, com a marcante atmosfera dos anos 70, já presente na abertura com a música tema Black Hearted Woman, pela banda Medusa.
A trama gira em torno de uma gangue de garotas - as Daggers Debs - ligadas aos Silver Daggers, um grupo barra pesada que controla drogas e prostituição no colégio local. O lider da gangue, Dominic (Asher Brauner) namora a líder das garotas, Lace (Robbie Lee). É quando entra em cena Maggie (Joanne Nail), que acaba, após uma temporada na prisão com as garotas, juntando-se ao bando. Dominic fica interessado em Maggie, despertando o ciúme de Lace, sentimento incentivado por Tapa-Olho (Monica Gayle), sua melhor amiga. Uma gangue rival liderada por Crabs (Chase Newhart), traficante pilantra com aspirações políticas, tenta entrar no território de Dominic com a conivência do diretor da escola. O conflito aumenta após o irmão de Dominic ser atingido por um tiro, culminando com uma cilada na pista de patinação onde o líder dos Silver Daggers é morto. Maggie assume a liderança das garotas e muda o nome da gangue para The Jezebels, dando uma banana para os remanescentes acovardados dos Silver Daggers e se unindo a uma milícia de ativistas maoístas negras lideradas por Muff (Marlene Clark), com o objetivo de dar uma lição final na gangue de Crabs. Enquanto isso, Lace é convencida por Tapa-Olho de que Maggie deve ser eliminada por ameaçar sua liderança na gangue, decidindo que esta não deve sair com vida do embate final com os Crabs.
Switchblade Sisters pode ser considerado um dos exemplares da vertente de filmes exploitation acerca de gangues de garotas barra-pesada, disputando território e agindo com muito mais crueldade até do que os bad boys das telas. São as renegade sisters, denominação criada pela autora Bev Zancock no livro de mesmo nome (Creation Books). Vertente de onde saíram títulos como Faster Pussycat, Kill, Kill! (1965), de Russ Meyer com Tura Satana; She-Devils on Wheels (1968), de Herschell Gordon Lewis e Big Doll House (1971), também de Jack Hill, com Pam Grier.
O filme, redescoberto por Quentin Tarantino em meados da década de 90 e remasterizado para DVD, transforma clichês recorrentes dessa linha de produção em momentos marcantes. Como a seqüência na prisão, no melhor estilo W.I.P. (Women in Prison), em que Maggie ousa encarar uma policial feminina lésbica que desejava, como castigo, examinar as suas cavidades (nas palavras da própria policial) e acaba sendo submetida a uma sessão de "afogamento" no vaso sanitário.
Um filme imperdível e obrigatório de Jack Hill, que tem em seu currículo, além dos filmes mexicanos do Karloff (La Muerte Vivente/1971, Invasión Siniestra/1971 e La Câmara del Terror/1972), , colaboração com Roger Corman em filmes da AIP como Sombras do Terror (The Terror/1963) e com Francis Ford Coppola (Dementia 13/1963). Fora ser o responsável pelo clássico Spider Baby (1964) e alguns bons momentos do blaxploitation, como Coffy (1973) e Foxy Brown (1974).