terça-feira, 6 de abril de 2010

Antes tarde do que nunca!!! - Górgonas (2004)



Com algum atraso, retomo as postagens. Algumas vezes, infelizmente, fica difícil manter a regularidade. Mesmo assim, antes tarde do que nunca! Vamos lá, então.

Gorgonas é um curta de animação argentino de 2004, que atualiza o mito grego com muita criatividade, graças ao trabalho do diretor Salvador Sanz. Não vou me deter, neste momento, no cinema argentino, de que sou fã (e tem dado um banho no que andam fazendo por aqui). Muito menos nos quadrinhos, que conheci há cerca de um ano atrás in loco, e quase causaram sobrepeso na minha bagagem. Mas é importante ressaltar o modo como Sanz uniu essas duas manifestações artísticas – que se complementam- com muita habilidade, utilizando o tema tirado da mitologia para discutir assuntos bem atuais, como a massificação e a música pop.

As górgonas, na história original, eram as irmãs Esteno, Euríale e Medusa, filhas de Fórcis e Ceto, que moravam nas proximidades do Hades (o Inferno dos gregos antigos). De acordo com o relatado, eram figuras monstruosas, com vasta cabeleira de serpentes e dentes agudos. Quem trocava olhares com essas beldades era petrificado. A mais feroz das três, Medusa, foi morta pelo heróico Perseu, como pode ser conferido no filme Fúria de Titãs (Clash of the Titans/1981), que tem como ponto alto as criaturas criadas pelo grande artífice dos efeitos especiais Ray Harryhausen. Anteriormente o monstro também foi tema da produção da Hammer Films A Górgona (The Gorgon/1964).

A animação de Sanz (que também desenha comics em sua terra natal) confere novo contexto ao mito. A trama desenvolvida com dinamismo começa em meio ao conflito. Um jovem gordinho se aproxima do prédio da faculdade de direito e ciências sociais de Buenos Aires armado com uma pistola e um espelho. Ele se esgueira por entre diversos corpos petrificados, alguns já despedaçados no chão. A ele se junta uma espadachim vesga, aparentemente com o mesmo objetivo ainda não explicado, mas já subentendido. Ao mesmo tempo, um grupo militar de elite desce de um helicóptero com armamento pesado, seguindo na mesma direção. Um flashback corta a narrativa, contando a origem da situação na qual mergulhamos: um trio de meninas que se lança na carreira musical, fazendo estrondoso sucesso no show business. Elevadas a categoria de mega-estrelas, contraem uma singular doença durante uma turnê, que faz com que se tornem seres medonhos semelhantes às górgonas da lenda. Com seus poderes, conseguem petrificar não só os que as vêem diretamente, mas também através dos aparelhos de tv. A conclusão você pode conferir abaixo, nos links que direcionam ao filme, dividido em duas partes no youtube.

O filme, bastante elaborado e com impecável trabalho gráfico, em alguns momentos traz à memória as narrativas da revista Heavy Metal, além – é claro – da influência do artista argentino Oesterheld, destacando o inigualável El Eternauta. Sua construção remete aos thrillers de suspense ambientados em universos fantásticos, com enquadramentos e efeitos de iluminação que reforçam a atmosfera lúgubre e ameaçadora.


Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=S0Cv0N-Gycs


Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=QbQG3siqRmg